Ciao Isabel, você resume e explica muito bem, gostei d+ do canal!!! Por favor, minha esposa tem permesso por motivo familiar pela irmã que é filha de italiano, e pela mãe casada, Ela mora com eles e não tem contrato de trabalho. Consigo solicitar permesso por ela né!? Os pais dela precisam declarar a renda por nós? me ajuda por favor, vou em novembro.
Oi Lucas, obrigada pelo elogio e fico feliz que você tenha gostado. O caminho certo nesse caso começa com a tua esposa pedindo o Nulla Osta de reagrupamento familiar no site do Ministero dell’Interno. Só depois que ela conseguir esse documento é que ela vai poder mandar o processo pro consulado italiano que cobre a tua região e aí você vai poder pedir i visto de ricongiungimento familiare. E sim, como ela não tem um contrato de trabalho pra comprovar a renda, provavelmente os teus sogros vão ter que entrar como “garante”. Mas ela pode fazer tudo on-line sem precisar pagar qualquer taxa pra CAF ou assessoria. In bocca al lupo!
Estou na Itália irregular um ano já, achei uma empresa famosa em milano que quer me contratar porém não sei se posso fazer, alguém me ajuda estou em ar puros com isso, pós quero trabalhar como uma pessoa normal nesse país
Oi Mateus, vamos por partes: o cargo que eles estão te oferecendo, é um cargo simples ou super especializado? Porque se for simples, eu realmente sinto muito, não vai ter como. Mas se for super especializado, a minha sugestão é que eles entrem com o pedido do Nulla Osta no site do Ministero dell'Interno - por ser super especializado, fica fora da cota do Decreto Flussi - e quando eles conseguirem o documento e estiverem pra mandar pro consulado italiano no Brasil, você voltar pra lá e pedir o seu visto de trabalho. Essa seria a única forma de se regularizar no teu caso. In bocca al lupo!
Depois de muito procurar achei um video que realmente esclarece. Parabéns pelos videos 👏👏. Você presta algum tipo de acessoria ? Tem algum canal que posso estar entrando em contato com você?
Eu estou na Itália como turista mais já venceu meus 90 dias tenho minha Tia porém não ajuda em nada em relação a documentação mais tô na procurar de um casório pra arruma documento kkk
Oi Tiana, Não, não existe período mínimo. Se você quiser saber mais detalhes, eu tenho esse post no blog que explica o passo a passo da União Estável na Itália, por que você não dá uma olhada? blogdamanina.com/uniao-estavel-na-italia-confira-aqui-tudo-o-que-voce-precisa-saber/
Olá tudo bem? Final do ano estou indo para Itália, estou levando as certidões, tudo certo, me casei recentemente, porém já estamos juntos a mais de 6 anos, saberia me dizer como poderíamos fazer no caso dela? Pois acho que de início não dá para incluí-la junto no processo
Oi Leo, Na minha opinião, ela deve ficar no Brasil aguardando o teu processo ser concluído. Se por acaso você precisar de mais de 90 dias para receber a tua cidadania, não há problema, você pode solicitar o Permesso di Soggiorno per Attesa di Cittadinanza. No entanto, a sua esposa ficaria ilegal passados esses 90 dias, entende? Assim que o teu processo for concluído, comecem a fazer a transferência dela. Faça com que ela tenha uma cópia do teu documento, que ela viaje já com a certidão de casamento de vocês traduzida e apostilada e quando ela chegar, comecem o processo pra obter o permesso di soggiorno per motivi familiare pra ela. Se você quiser dar uma olhada, no blog eu tenho esse post que explica passo a passo o processo: blogdamanina.com/permesso-di-soggiorno-per-motivi-familiare-como-pedir-o-seu/ In bocca al lupo!
Oi Valeria, você tem razão. Infelizmente o status de união estável não concede a cidadania que seria só por matrimônio. No entanto, com o permesso e a residência legal na Itália, depois de 10 anos você pode solicitar a cidadania por tempo de residência no país.
Eu e minha esposa temos Permesso di Soggiorno per Motivo di Cure Mediche pois MEU FILHO nasceu na italia ,no brasil vivia em uma area de risco onde minha casa ja foi alvejada duas vezes na guera do trafico quando minha esposa estava gravida ..vendi o pouco que tinha no brasil.. nao quero voltar nunca mas para o brasil , fazer de tudo por ele meu filho ... estou recolhendo todos as documentacoes para asilo ou refugio ...
Meu marido tem uma proposta de trabalho para Itália . Vivemos legalmente em Portugal, não temos cidadania portuguesa. Você acha que conseguimos nos legalizar pelo contrato de trabalho dele na Itália ?
Oi Ilaine, O certo é o seu marido sair de Portugal já com o visto de trabalho, assim ele vai poder pedir o permesso di soggiorno e logo em seguida o reagrupamento familiar para você - isso é, se não tiver a opção de já pedir o teu visto desde o começo como acompanhante. Ir pra Itália com a promessa de “chegando no país a gente te regulariza” não existe. Então é bom ficar atento a esses detalhes. Boa sorte pra vocês!
Minha cônjuge italiana e eu vamos para Itália no próximo ano. Moramos em Portugal e moramos juntos, se fazermos uma união estável aqui em Portugal conseguiríamos fazer uma equivalência do documento na Itália para eu (brasileiro) dar entrada na residência italiana?
Olá Bruno, vocês conseguem sim. Só te indicaria avaliar de repente a possibilidade de fazer a união estável diretamente na Itália, assim vocês economizariam com despesas com advogados e afins. Se quiser dar uma olhada, eu tenho esse post no blog que explica direitinho como funciona o processo: blogdamanina.com/uniao-estavel-na-italia-confira-aqui-tudo-o-que-voce-precisa-saber/ In bocca al lupo!
Olá! 🙂 Não precisa comprovar convivência e nem ha quanto tempo o vínculo existe. É só seguir o passo a passo mesmo. Você já viu esse post no blog? blogdamanina.com/casar-na-italia-documentos/
Excelente vídeo.. tenho uma dúvida.. vim para italia para fazer minha cidadania, mas fui enganado por um escritório.. agora estou a 1 ano aqui, e de forma irregular. Tenho toda a documentação e o direito da cidadania..me ofereceram no uficio de imigacao, asilo político.. agora n sei oq é melhor.. tentar a cidadania ou aceitar o asilo....
Você precisa avaliar o seguinte: o asilo pode sair mais rápido, mas você não vai poder viajar para o Brasil, nem a passeio, enquanto estiver com esse permesso. Vale a pena? Talvez uma estratégia válida seria aceitar o asilo, até mesmo pra se regularizar e assim que ele sair, continuar com o processo pra obter a tua cidadania. Pode funcionar. In bocca al lupo!
Tenho um primo brasileiro residente na italia ja como cidadão italiano ,gostaria de saber se de alguma forma ele tem como solicitar um permesso ou algum tipo de documento para que eu possa permanecer no país,irei ficar na casa dele !
Oi Leonardo, não fica chateado comigo, mas eu não consigo cravar com 100% de certeza essa reposta e eu te explico o porquê: Cidadãos italianos têm regras diferentes pro reagrupamento familiar. Por exemplo, o pedido do permesso pode ser feito diretamente, sem nulla osta ou visto. Mas a questão principal é que ele funciona somente para familiares de primeiro grau: marido/esposa, irmãos, genitores, filhos, e se conseguir comprovar a dependência financeira, sogros e avós. Primos são classificados como familiares de segundo grau. Em teoria, não conseguiria, mas eu conheço pessoas que se regularizaram assim. Então, a minha sugestão é: tentem! O não vocês já têm, vai que aparece um sim aí no meio? (Mas se planeja direitinho pra não ficar no perrengue caso não dê certo!) In bocca al lupo!
Isabel parabéns pelo canal amei vou maratonar ❤❤❤... Gostaria de tirar uma duvida. Meu Primo tem cidadania conheceu uma garota qie está a mais de 1 ano ilegal na Itália e agora eles estão morando juntos e ela marcou o permesso para abril do ano q vem. Ele me disse que vao se casar talvez em fevereiro ou março de 2025 um pouco antes. Na sua opinião você acha que pode dar algum problema ja que eles gostam de dificultar as coisas mas comunes?
Oi Rodrigo, obrigada pela mensagem tão gentil! =] Olha, eu fiquei curiosa aqui sobre como a noiva do seu primo conseguiu agendar o permesso dela. Em teoria, se ela não tem visto ou qualquer outro documento, não se consegue agendar de jeito nenhum... Basicamente, se eles possuírem todos os documentos, não existe a possibilidade de algo dar errado. Mas é importante que eles estejam com a residência registrada no mesmo endereço, compondo assim um só núcleo familiar. No blog tem um post explicando direitinho tudo o que precisa pro permesso que ela vai pedir. Passa esse link pra ele: blogdamanina.com/permesso-di-soggiorno-per-motivi-familiare-como-pedir-o-seu/ In bocca al lupo!
@@blogdamaninaoficialentão eu tbm achei estranho como conseguiu agendar mais falaram qie conseguiu aí quem sou eu pra duvidar kkk... vou dar uma olhada desejo muito sucesso e milhares de seguidores novos a cada dia 🙏🏼🙏🏼✨️👍🏻... Boa Semana e muito sucesso sempre ☺️✨️🙏🏼😊💰🌞
Oi Everson, tem sim. Depois que você receber o teu Permesso di Soggiorno basta solicitar diretamente no site do Ministero dell’Interno o Nulla Osta para Reagrupamento Familiar e começar o processo do pedido de visto. É simples, mas você vai precisar ter um pouco de paciência! E tenha em mente que quando chegar essa hora você vai precisar ter a sua residência já estabelecida na Itália, isso é bem importante! In bocca al lupo!
Além do casamento, a única possibilidade é fazendo a união estável mesmo. Você já viu o post do blog? O link é esse daqui: blogdamanina.com/uniao-estavel-na-italia-confira-aqui-tudo-o-que-voce-precisa-saber/
Meu marido já tem cidadania e irá agora em outubro. Eu irei no começo de 2025, pedirei o permesso, mas tenho direito a cidadania tbm pela minha família, você acha mais viável eu solicitar a minha ou de matrimônio? E eu estando com o permesso posso dar entrada na cidadania normalmente?
Oi Fernanda, com permesso você pode dar entrada na cidadania sem problema. Aliás, se você optar pela cidadania por matrimônio, ele é um dos documentos que você precisa apresentar. Sobre qual optar, você precisa analisar pelo lado prático. Jus Sanguinis: você vai gastar mais dinheiro com as certidões, mas o processo é mais rápido, sendo a parte mais difícil conseguir a residência mesmo. Matrimônio: você gasta menos porque precisa providenciar poucos documentos em comparação com a Jus Sanguinis. Mas você precisa apresentar o certificado B1 de italiano - a prova acontece somente 2 vezes por ano - e o Ministero dell’Interno tem até 3 anos pra avaliar o teu pedido e te conceder a cidadania. Tendo isso em mente, a escolha é totalmente tua. Eu tenho um post no blog que explica como funciona a cidadania por matrimônio, lembrando que eu me casei em Roma então não tive que transcrever a nossa certidão. blogdamanina.com/como-funciona-a-cidadania-italiana-por-casamento/ In bocca al lupo!
Isabel me tira uma dúvida, meu esposo e filho consegue o Permesso per motivo familiare, porque estou indo a trabalho, eu e meu esposo tendo o permesso, com os dois trabalhando, assim aumentando a renda, consigo levar o meu irmão? O meu salário só cobre a ida do meu filho e esposo!
Oi Patricia, A situação é um pouco mais complicada. Em teoria, o reagrupamento familiar pra quem tem permesso di lavoro funciona somente para cônjuges e filhos. Pais e irmãos podem até entrar, mas precisa provar que eles dependem financeiramente de ti. Nesse caso, te aconselho a solicitar o nulla osta sim, mas é possível que eles recusem justamente por isso, entende? In bocca al lupo!
Se organize bastante e planeje com bastante tempo de antecedência. Tenha certeza de que todos os documentos estão em ordem e não precisam de nenhuma correção. Tenha uma estratégia bacana pra encontrar uma casa pra alugar e registrar a tua residência e conte com dinheiro suficiente pra não passar perrengue. E por último, fuja de comunes muito grandes e de assessores que te prometem a cidadania em 3 meses ou menos. Pode acontecer, mas ninguém que leva o trabalho a sério vai te prometer isso! In bocca a lupo!
É extraordinário como os brasileiros fogem do seu país. Claro que todos sabemos o crime,corrupcao,miséria, fome etc. Um país que podia ser tao rico é roubado pelos próprios.
É triste ter a nossa fama de “povo honesto e corajoso” prejudicada por pessoas que só querem se aproveitar da fragilidade dos outros. Uma pena realmente.
Ganhou um seguidor, conteúdo claro e bem explicado 😊
Que legal! Seja bem vindo! 🙂
Vc é a mais incrível desse youtube ❤
Oh Gaia! Você não tem ideia do gás que mensagens como a sua me traz! Obrigada pelo apoio! 💖💖
@blogdamaninaoficial ❤️❤️❤️❤️
Amiga eu gostei muito da sua explicação quero fala mais sobre isso com você
Me manda um direct lá no Instagram! 😊
Não assisti nenhum vídeo até agora tão completo como esse ! Estou grato, e parabéns pelo trabalho!
Obrigada pelo comentário tão gentil, Arthur!
Muita informação em um só vídeo, foi uns dos melhores vídeos sobre informação.
Obrigada pelo comentário tão gentil 🙂
Excelenten conteúdo, mto conhecimento compartilhado, parabéns pelo video
Obrigada pela gentileza, Ana Paula!
Ciao Isabel, você resume e explica muito bem, gostei d+ do canal!!!
Por favor, minha esposa tem permesso por motivo familiar pela irmã que é filha de italiano, e pela mãe casada, Ela mora com eles e não tem contrato de trabalho.
Consigo solicitar permesso por ela né!? Os pais dela precisam declarar a renda por nós? me ajuda por favor, vou em novembro.
Oi Lucas, obrigada pelo elogio e fico feliz que você tenha gostado.
O caminho certo nesse caso começa com a tua esposa pedindo o Nulla Osta de reagrupamento familiar no site do Ministero dell’Interno. Só depois que ela conseguir esse documento é que ela vai poder mandar o processo pro consulado italiano que cobre a tua região e aí você vai poder pedir i visto de ricongiungimento familiare.
E sim, como ela não tem um contrato de trabalho pra comprovar a renda, provavelmente os teus sogros vão ter que entrar como “garante”. Mas ela pode fazer tudo on-line sem precisar pagar qualquer taxa pra CAF ou assessoria.
In bocca al lupo!
Estou na Itália irregular um ano já, achei uma empresa famosa em milano que quer me contratar porém não sei se posso fazer, alguém me ajuda estou em ar puros com isso, pós quero trabalhar como uma pessoa normal nesse país
Oi Mateus, vamos por partes: o cargo que eles estão te oferecendo, é um cargo simples ou super especializado? Porque se for simples, eu realmente sinto muito, não vai ter como. Mas se for super especializado, a minha sugestão é que eles entrem com o pedido do Nulla Osta no site do Ministero dell'Interno - por ser super especializado, fica fora da cota do Decreto Flussi - e quando eles conseguirem o documento e estiverem pra mandar pro consulado italiano no Brasil, você voltar pra lá e pedir o seu visto de trabalho. Essa seria a única forma de se regularizar no teu caso.
In bocca al lupo!
Show...obg
🙂
Depois de muito procurar achei um video que realmente esclarece. Parabéns pelos videos 👏👏. Você presta algum tipo de acessoria ? Tem algum canal que posso estar entrando em contato com você?
Oi Gabriela, tudo quanta gentileza no teu comentário! 🙂
Você pode falar comigo no direct do Instagram ou através do e-mail ajuda@blogdamanina.com
Ótimo vídeo. Inscrito.
Obrigada pela gentileza, Waldir! 🙂
Eu estou na Itália como turista mais já venceu meus 90 dias tenho minha Tia porém não ajuda em nada em relação a documentação mais tô na procurar de um casório pra arruma documento kkk
😅😅
Seguimos kkkk
Ola! Obrigada pelas informações honestas. Eu gostaria de saber se tem um periodo minimo de comvivencia para ser aceito como união estável. Obrigada!
Oi Tiana,
Não, não existe período mínimo. Se você quiser saber mais detalhes, eu tenho esse post no blog que explica o passo a passo da União Estável na Itália, por que você não dá uma olhada? blogdamanina.com/uniao-estavel-na-italia-confira-aqui-tudo-o-que-voce-precisa-saber/
Olá tudo bem? Final do ano estou indo para Itália, estou levando as certidões, tudo certo, me casei recentemente, porém já estamos juntos a mais de 6 anos, saberia me dizer como poderíamos fazer no caso dela? Pois acho que de início não dá para incluí-la junto no processo
Oi Leo,
Na minha opinião, ela deve ficar no Brasil aguardando o teu processo ser concluído. Se por acaso você precisar de mais de 90 dias para receber a tua cidadania, não há problema, você pode solicitar o Permesso di Soggiorno per Attesa di Cittadinanza. No entanto, a sua esposa ficaria ilegal passados esses 90 dias, entende?
Assim que o teu processo for concluído, comecem a fazer a transferência dela. Faça com que ela tenha uma cópia do teu documento, que ela viaje já com a certidão de casamento de vocês traduzida e apostilada e quando ela chegar, comecem o processo pra obter o permesso di soggiorno per motivi familiare pra ela. Se você quiser dar uma olhada, no blog eu tenho esse post que explica passo a passo o processo: blogdamanina.com/permesso-di-soggiorno-per-motivi-familiare-como-pedir-o-seu/
In bocca al lupo!
Tudo que eu li até agora diz que a união estável não dá direito a cidadania. Tem alguma lei ou artigo que fale sobre isso?
Oi Valeria, você tem razão. Infelizmente o status de união estável não concede a cidadania que seria só por matrimônio. No entanto, com o permesso e a residência legal na Itália, depois de 10 anos você pode solicitar a cidadania por tempo de residência no país.
Eu e minha esposa temos Permesso di Soggiorno per Motivo di Cure Mediche pois MEU FILHO nasceu na italia ,no brasil vivia em uma area de risco onde minha casa ja foi alvejada duas vezes na guera do trafico quando minha esposa estava gravida ..vendi o pouco que tinha no brasil.. nao quero voltar nunca mas para o brasil , fazer de tudo por ele meu filho ... estou recolhendo todos as documentacoes para asilo ou refugio ...
Nossa, sinto muito por tudo que você passou no Brasil. Teu pedido vai dar certo, é um exemplo clássico e legítimo!
In bocca al lupo!
Bom sabe me enforma .como fazer meu passaporte aqui na italia.muito obrigado
Se for passaporte brasileiro você precisa procurar o consulado que cobre a tua região. Eles estão em Roma e Milão
Meu marido tem uma proposta de trabalho para Itália .
Vivemos legalmente em Portugal, não temos cidadania portuguesa.
Você acha que conseguimos nos legalizar pelo contrato de trabalho dele na Itália ?
Oi Ilaine,
O certo é o seu marido sair de Portugal já com o visto de trabalho, assim ele vai poder pedir o permesso di soggiorno e logo em seguida o reagrupamento familiar para você - isso é, se não tiver a opção de já pedir o teu visto desde o começo como acompanhante. Ir pra Itália com a promessa de “chegando no país a gente te regulariza” não existe. Então é bom ficar atento a esses detalhes.
Boa sorte pra vocês!
Minha cônjuge italiana e eu vamos para Itália no próximo ano. Moramos em Portugal e moramos juntos, se fazermos uma união estável aqui em Portugal conseguiríamos fazer uma equivalência do documento na Itália para eu (brasileiro) dar entrada na residência italiana?
Olá Bruno, vocês conseguem sim. Só te indicaria avaliar de repente a possibilidade de fazer a união estável diretamente na Itália, assim vocês economizariam com despesas com advogados e afins. Se quiser dar uma olhada, eu tenho esse post no blog que explica direitinho como funciona o processo: blogdamanina.com/uniao-estavel-na-italia-confira-aqui-tudo-o-que-voce-precisa-saber/
In bocca al lupo!
@@blogdamaninaoficial obrigado 🤩
Ola, Isabel! Boa tarde! Me tira uma duvida... para dar entrada no casamento na italia é necessário comprovar convivencia ou vinculos anteriores?
Olá! 🙂
Não precisa comprovar convivência e nem ha quanto tempo o vínculo existe. É só seguir o passo a passo mesmo. Você já viu esse post no blog? blogdamanina.com/casar-na-italia-documentos/
Excelente vídeo.. tenho uma dúvida.. vim para italia para fazer minha cidadania, mas fui enganado por um escritório.. agora estou a 1 ano aqui, e de forma irregular. Tenho toda a documentação e o direito da cidadania..me ofereceram no uficio de imigacao, asilo político.. agora n sei oq é melhor.. tentar a cidadania ou aceitar o asilo....
Você precisa avaliar o seguinte: o asilo pode sair mais rápido, mas você não vai poder viajar para o Brasil, nem a passeio, enquanto estiver com esse permesso. Vale a pena?
Talvez uma estratégia válida seria aceitar o asilo, até mesmo pra se regularizar e assim que ele sair, continuar com o processo pra obter a tua cidadania. Pode funcionar.
In bocca al lupo!
Tenho um primo brasileiro residente na italia ja como cidadão italiano ,gostaria de saber se de alguma forma ele tem como solicitar um permesso ou algum tipo de documento para que eu possa permanecer no país,irei ficar na casa dele !
Oi Leonardo, não fica chateado comigo, mas eu não consigo cravar com 100% de certeza essa reposta e eu te explico o porquê:
Cidadãos italianos têm regras diferentes pro reagrupamento familiar. Por exemplo, o pedido do permesso pode ser feito diretamente, sem nulla osta ou visto. Mas a questão principal é que ele funciona somente para familiares de primeiro grau: marido/esposa, irmãos, genitores, filhos, e se conseguir comprovar a dependência financeira, sogros e avós.
Primos são classificados como familiares de segundo grau. Em teoria, não conseguiria, mas eu conheço pessoas que se regularizaram assim.
Então, a minha sugestão é: tentem! O não vocês já têm, vai que aparece um sim aí no meio? (Mas se planeja direitinho pra não ficar no perrengue caso não dê certo!)
In bocca al lupo!
Isabel parabéns pelo canal amei vou maratonar ❤❤❤...
Gostaria de tirar uma duvida.
Meu Primo tem cidadania conheceu uma garota qie está a mais de 1 ano ilegal na Itália e agora eles estão morando juntos e ela marcou o permesso para abril do ano q vem. Ele me disse que vao se casar talvez em fevereiro ou março de 2025 um pouco antes. Na sua opinião você acha que pode dar algum problema ja que eles gostam de dificultar as coisas mas comunes?
Oi Rodrigo, obrigada pela mensagem tão gentil! =]
Olha, eu fiquei curiosa aqui sobre como a noiva do seu primo conseguiu agendar o permesso dela. Em teoria, se ela não tem visto ou qualquer outro documento, não se consegue agendar de jeito nenhum...
Basicamente, se eles possuírem todos os documentos, não existe a possibilidade de algo dar errado. Mas é importante que eles estejam com a residência registrada no mesmo endereço, compondo assim um só núcleo familiar.
No blog tem um post explicando direitinho tudo o que precisa pro permesso que ela vai pedir. Passa esse link pra ele: blogdamanina.com/permesso-di-soggiorno-per-motivi-familiare-como-pedir-o-seu/
In bocca al lupo!
@@blogdamaninaoficialentão eu tbm achei estranho como conseguiu agendar mais falaram qie conseguiu aí quem sou eu pra duvidar kkk... vou dar uma olhada desejo muito sucesso e milhares de seguidores novos a cada dia 🙏🏼🙏🏼✨️👍🏻... Boa Semana e muito sucesso sempre ☺️✨️🙏🏼😊💰🌞
Oi, estou indo para italia com contrato de trabalho e gostaria de saber se tem chance de depois reagrupar esposa e filho? Obrigado
Oi Everson, tem sim.
Depois que você receber o teu Permesso di Soggiorno basta solicitar diretamente no site do Ministero dell’Interno o Nulla Osta para Reagrupamento Familiar e começar o processo do pedido de visto. É simples, mas você vai precisar ter um pouco de paciência! E tenha em mente que quando chegar essa hora você vai precisar ter a sua residência já estabelecida na Itália, isso é bem importante!
In bocca al lupo!
ISABEL, me tira uma dúvida para um brasileiro que namora com um italiano tem como solicitar algum tipo de visto ou permesso?
Além do casamento, a única possibilidade é fazendo a união estável mesmo. Você já viu o post do blog? O link é esse daqui: blogdamanina.com/uniao-estavel-na-italia-confira-aqui-tudo-o-que-voce-precisa-saber/
Meu marido já tem cidadania e irá agora em outubro. Eu irei no começo de 2025, pedirei o permesso, mas tenho direito a cidadania tbm pela minha família, você acha mais viável eu solicitar a minha ou de matrimônio? E eu estando com o permesso posso dar entrada na cidadania normalmente?
Oi Fernanda, com permesso você pode dar entrada na cidadania sem problema. Aliás, se você optar pela cidadania por matrimônio, ele é um dos documentos que você precisa apresentar.
Sobre qual optar, você precisa analisar pelo lado prático.
Jus Sanguinis: você vai gastar mais dinheiro com as certidões, mas o processo é mais rápido, sendo a parte mais difícil conseguir a residência mesmo.
Matrimônio: você gasta menos porque precisa providenciar poucos documentos em comparação com a Jus Sanguinis. Mas você precisa apresentar o certificado B1 de italiano - a prova acontece somente 2 vezes por ano - e o Ministero dell’Interno tem até 3 anos pra avaliar o teu pedido e te conceder a cidadania.
Tendo isso em mente, a escolha é totalmente tua.
Eu tenho um post no blog que explica como funciona a cidadania por matrimônio, lembrando que eu me casei em Roma então não tive que transcrever a nossa certidão. blogdamanina.com/como-funciona-a-cidadania-italiana-por-casamento/
In bocca al lupo!
Isabel me tira uma dúvida, meu esposo e filho consegue o Permesso per motivo familiare, porque estou indo a trabalho, eu e meu esposo tendo o permesso, com os dois trabalhando, assim aumentando a renda, consigo levar o meu irmão? O meu salário só cobre a ida do meu filho e esposo!
Oi Patricia,
A situação é um pouco mais complicada. Em teoria, o reagrupamento familiar pra quem tem permesso di lavoro funciona somente para cônjuges e filhos. Pais e irmãos podem até entrar, mas precisa provar que eles dependem financeiramente de ti.
Nesse caso, te aconselho a solicitar o nulla osta sim, mas é possível que eles recusem justamente por isso, entende?
In bocca al lupo!
Bem explicado! Mas penso eu: parece mais complicado que os EUA!... 😢
Acho que a ideia principal é realmente tornar o processo difícil pra não incentivar as pessoas a tentarem
EUA é só difícil entrar.
O visto para brasileiros é muito difícil
Daí a maioria optam por entrar através da fronteira com ajuda de koiotes.
O ke vc sugere
Se organize bastante e planeje com bastante tempo de antecedência. Tenha certeza de que todos os documentos estão em ordem e não precisam de nenhuma correção. Tenha uma estratégia bacana pra encontrar uma casa pra alugar e registrar a tua residência e conte com dinheiro suficiente pra não passar perrengue. E por último, fuja de comunes muito grandes e de assessores que te prometem a cidadania em 3 meses ou menos. Pode acontecer, mas ninguém que leva o trabalho a sério vai te prometer isso!
In bocca a lupo!
Sou bisneto de italiano quero ir ai pessoalmente tirar minha cidadania italiana
Bacana!
@@blogdamaninaoficial
É extraordinário como os brasileiros fogem do seu país. Claro que todos sabemos o crime,corrupcao,miséria, fome etc. Um país que podia ser tao rico é roubado pelos próprios.
É triste ter a nossa fama de “povo honesto e corajoso” prejudicada por pessoas que só querem se aproveitar da fragilidade dos outros. Uma pena realmente.
@@blogdamaninaoficial Deve viver no país da Alice.